fbpx

Memórias do Chumbo e Três no Tri levam a Taça CINEfoot RJ!

Memórias do Chumbo e Três no Tri levam a Taça CINEfoot RJ!

Noite de muita emoção e alegria no encerramento do 4. CINEfoot 2013 no Rio de Janeiro! Os grande vencedores da Taça CINEfoot RJ foram o documentário de longa-metragem  Memórias do Chumbo, do jornalista Lúcio Castro, que procura investigar para além do senso comum o suposto uso pelas ditaduras sul-americanas do futebol como instrumento de manipulação e propaganda; e o curta documental Três no Tri (assista ao doc no Porta Curtas, disponível até o começo de junho), de Zé José, que aborda a trajetória do fotógrafo Orlando Abrunhosa, que imortalizou a comemoração de Pelé,  com o gol da virada contra a Tchecoeslováquia, ao lado de Tostão e Jairzinho, ajudando a seleção brasileira rumo ao tricampeonato no México em 1970, uma das fotos mais reproduzidas mundo afora.

“É um prazer e uma honra receber esse taça! O grande mérito foi contar essa história, registrar essa memória, sobretudo em um momento de Comissão da Verdade. É importante contarmos isso para que ela não se repita adiante”, falou um emocionado Castro, que dedicou a taça à toda a sua equipe.

Os demais vencedores dos prêmios da noite foram o curta Santos Para Sempre na Pele (assista no Porta Curtas), que levou o Prêmio Porta Curtas, como o mais votado no site de curta-metragens nacionais, onde os filmes ainda ficam em exibição por mais uma semana, até o início de junho; e o curta Barbeiro Futebolista, vencedor do Prêmio Premiere F.C. de melhor curta-metragem, que levou o cheque de R$ 5 mil. Já o Concurso CINEfoot 100 Anos de Paixão foi para o minidoc O Diamante da Leopoldina , sobre o Bonsucesso F.C., do Rio de Janeiro.

As homenagens da noite de encerramento couberam ao fotógrafo e cineasta Luiz Carlos Barreto, produtor de Garrincha, Alegria do Povo (1962), de Joaquim Pedro de Andrade, um dos primeiros filmes de sua produtora, LC Barreto, que completou 50 anos recentemente. Barreto recordou a época do filme, lembrou da importância e da personalidade de um dos maiores jogadores de todos os tempos. Por conta da homenagem ao centenário do clássico Flmaengo x Botafogo, também esteve presente o jogador Mauricio, do Botafogo, que recordou seu antológico gol contra o Flamengo em 1989, que deu fim a um jejum de 21 anos sem título.

O CINEfoot agradece a todos aqueles que nos ajudaram e ajudam a semear o cinema de futebol e acreditam, como nós, que “Futebol é mais que um jogo!”

Nos encontramos a partir do próximo sábado em São Paulo e depois em todas as sedes da Copa das Confederações!

Até lá!

Confira o último dia do 4. CINEfoot 2013 em imagens! [Fotos de Aloyana Lemos e Clarissa Pivetta/Arissas Multímida]

 

CINEFOOT DIA6-31_ CINEFOOT DIA6-28_ CINEFOOT DIA6-27_

TE1A3104_ TE1A3099_ TE1A3074_ TE1A3067_ TE1A3054_ TE1A3051_ TE1A3031_ TE1A3003_ TE1A2973_  TE1A2954_ TE1A2962_ TE1A2850_

 

TE1A2940_

CINEFOOT DIA6-6_

CINEFOOT DIA6-9_

CINEFOOT DIA6-34_

CINEFOOT DIA6-37_  CINEFOOT DIA6-14_

share