fbpx

ÍDOLO DO BARCELONA, CRUYFF É DESTAQUE NA ABERTURA DO CINEFOOT

ÍDOLO DO BARCELONA

Faltam três dias para o início do CINEfoot. O pontapé inicial é na próxima quinta (19), com exibição do curta-metragem “O Primeiro João“, de André Castelão, e do longa “O Profeta do Gol“, de Sandro Ciotti. O filme italiano lançado na década de 70 tem como protagonista o holandês Johan Cruyff, ídolo do Barcelona, atual campeão espanhol.

ASSISTA AO TRAILER DE “O PRIMEIRO JOÃO:

Nascido em Amsterdã e revelado pelo Ajax, Cruyff atuou nos Estados Unidos e jogou tanto pela seleção holandesa quanto pela da Catalunha. Campeão espanhol em 1973/74 e da Copa do Rei em 1977/78, também treinou o Barcelona e conquistou 11 títulos, dentre eles o tetracampeonato espanhol e a Liga dos Campeões na temporada 1991/92.

Considerado um dos principais nomes da história da seleção da Holanda, Cruyff marcou 33 gols em 48 jogos e vestiu a braçadeira de capitão na Copa do Mundo de 1974, que consagrou o famoso “carrossel holandês”.

Vencedor da Bola de Ouro (prêmio de melhor jogador do mundo) por três vezes (1971, 1973 e 1974), Cruyff morreu de câncer em março, aos 68 anos.

JOHAN CRUYFF (Hendrik Johannes Cruijff)
Clubes: Ajax-HOL, Barcelona-ESP, Los Angeles Aztecs-EUA, Washington Diplomats-EUA, Levante-ESP, Feyenoord-HOL

share