fbpx

HOMENAGENS MARCAM ABERTURA DO CINEFOOT SP

HOMENAGENS MARCAM ABERTURA DO CINEFOOT SP

A sexta edição do CINEFOOT SP começou nesta quinta (26) no Museu do Futebol, em São Paulo. A cineasta Lina Chamie subiu ao palco para receber uma placa e uma camisa do Santos, seu time do coração. Ela estava acompanhada do jovem Antonio, de 10 anos, protagonista do filme “Futebol é Pai“. A diretora apresentou o documentário ao público que prestigiou a sessão de abertura no Auditório Armando Nogueira.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 6º CINEFOOT SÃO PAULO 2015

“Pacaembu é um lugar muito marcante para mim, vinha com meu pai e vi Pelé jogar aqui. Me sinto muito honrada”, declarou Lina Chamie, fanática torcedora do Santos e diretora de “Futebol é Pai“.

O filme acompanha a primeira ida Antonio a um jogo de futebol – a vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Palmeiras, em março de 2014, pelo Campeonato Paulista. “Foi muito representativo”, resumiu Antonio sobre a experiência. Ele já havia estreado no cinema no longa “Os Amigos” (2013) e viaja pelo Brasil com o espetáculo teatral “Elsa & Fred”.

Além da dupla, outra presença ilustre prestigiou a abertura do CINEFOOT SP 2015, o ex-funcionário do Pacaembu Antonio Munhoz. “Trabalhei mais de 30 anos aqui e fazia de tudo: consertava portão, cortava grama, trocava sarrafo de banco…eu gostava”, contou ele, que possui objetos raros como o ingresso do jogo da inauguração do estádio e um binóculo profissional, considerado por ele a maior relíquia encontrada nos tempos em que trabalhava no local. Munhoz e a pesquisadora Aira Bonfim representaram a homenagem do CINEFOOT aos 75 anos do Estádio do Pacaembu.

Dentre outros presentes nesta noite estavam os jornalistas Helvídio Mattos e José Trajano, da ESPN Brasil, o secretário-ajunto da Secretaria de Cultura, José Roberto Sabek, e a diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonsi. Eles assistiram aos filmes “FUTEBOL É PAI” e “O PRÓXIMO GOL LEVA” (Reino Unido, 2014), de Mike Brett e Steve Jamison.

FOTO: Bia Garrido

share