fbpx

HOJE, 01/12, A TEMÁTICA FEMININA INVADE O CINEFOOT

HOJE

Nesta quinta-feira, 01/12, o CINEFOOT vai homenagear a treinadora e jogadora Ita Maia com a “Honraria Gol de Placa 2016” no Museu do Futebol, a partir de 18h30, com entrada franca.

Ita Maia vai participar de um bate-papo que será conduzido por Lu Castro, jornalista especializada em futebol feminino e responsável pelo Blog “Futebol para Meninas”, com a presença da Professora Roberta Batista Bezerra.

Baiana de 46 anos, a jogadora é uma referência no Brasil; há 12 anos ela treina meninas de Gauianazes/SP, algumas em situação de risco.

A partir das 20h30, o campeão Palmeiras entra em campo num filme dirigido pelo jornalista e palmeirense Mauro Beting e por Kim Teixeira.

 

ALÉM DO BATE-PAPO, SERÃO EXIBIDOS TRÊS FILMES COM A TEMÁTICA FEMININA

“FANATICOS-VANESSA” / Fanatics-Vanessa

Dir. Pedro Asbeg (Doc, 6 min, cor, HD, RJ, 2016) 12 ANOS

A “menina Palmeiras” tem o corpo todo marcado com tatuagens em homenagem ao seu time. Conceição, sua mãe, reclama que a filha gosta mais do time do que dela. Vanessa sente a obrigação de ir a todos os jogos do Palmeiras. Para ela, o Palmeiras não é um clube. É uma religião. É sua vida.

“NA LATERAL” / Sur la Touche / On The Side

Dir. Hortense Gélinet (Fic, 15 min, cor, França, 2014) 12 ANOS

Samir é torcedor do PSG e sua paixão chateia Anna, sua namorada. Mas um dia ela muda de idéia, quando Samir a convence a acompanhá-lo ao estádio.

“SUNAKALI”/ Sunakali

Dir. Bhojraj Bhat (Doc, 51 min, cor, Nepal, 2014) 12 ANOS

Mugu no oeste do Nepal é uma das regiões menos desenvolvidas do país. Ao mesmo tempo é uma bela região. De acordo com o Censo de 2011, 90% das mulheres em Mugu são analfabetas. “Sunakali” é um documentário edificante sobre a equipe de futebol feminino de Mugu e sua jornada no campeonato nacional.

 

ÀS 20h30, UM CURTA E UM LONGA

“ONIPRESENÇA” / Omnipresence

Dir. Anderson Rodrigues (Doc/Exp, 9 min, cor, HD, SP, 2016) 12 ANOS

A produção fotográfica contemporânea por meio da linguagem dos repórteres do futebol brasileiro. O filme é baseado na apropriação de 8 mil fotos de 14 profissionais – além do idealizador do projeto – presentes no clássico Corinthians x Palmeiras, dia 31 de maio de 2015, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. O espectador é bombardeado com sequências de imagens de diversos ângulos e que retratam a atuação dos fotógrafos, do clique à publicação – ou não – na mídia. Uma narrativa que pretende questionar a autoria assim como a hibridização atual entre fotografia, televisão e cinema.

“PALMEIRAS – O CAMPEÃO DO SÉCULO” / Palmeiras – The Century Champion 

Dir. Mauro Beting, Kim Teixeira (Doc, 100 min, cor, HD, SP, 2016) 12 ANOS

O filme reúne títulos, momentos históricos e grandes ídolos do Palmeiras. Com 102 anos de história, o time coleciona vitórias e diversos troféus ao longo de sua trajetória no futebol. “Palmeiras – Campeão do Século” traz recordações inesquecíveis do clube, desde a sua fundação em 1914, passando pelo primeiro título, o Campeonato Paulista de 1920, até a conquista da Copa do Brasil, em 2015.

 

share