fbpx

Futebol entra em cena no Curta TV

Futebol entra em cena no Curta TV

Programa Curta TV que vai ao ar neste domingo, dia 15 ,  mostra como essa paixão nacional é contada nos cinema. Além de mostrar diversos filmes já exibidos no CINEfoot, o programa terá uma parte dedicada ao festival.

Domingos às 22h30
Sábados às 23h45 (reprise)
TV BRASIL (canal 2, 18 net, 116 sky)

Release – Imprensa – Programa Curta TV:

Se tem um esporte que traduz o povo brasileiro, ele é o futebol. E o cinema também acompanha essa paixão nacional contando boas histórias dos gramados em diferentes épocas e estilos. O Curta TV deste domingo, dia 15 de janeiro, vai falar sobre os curtas que mostram a nossa pátria de chuteiras.

O diretor Paulo Machline vai falar no programa sobre o filme Uma História de Futebol, que conta as histórias de infância do Rei Pelé. Este é o único curta-metragem brasileiro a concorrer ao Oscar em toda a história do nosso cinema. Junto ao filme de Machline, o filme Berliball, de Anna Azevedo, está entre os curtas mais premiados do cinema brasileiro. O filme que conta a história do jogador Marcelinho Paraíba ganhou o Berlim Today Award, prêmio concedido a diretores estreantes pelo Festival alemão.

Como boa parte do espetáculo das partidas se passa nas arquibancadas, o programa entrevistou diretores que se inspiraram nas torcidas para realizarem comédias, dramas e fábulas infantis sobre o amor brasileiro pelo futebol. Entre eles, a diretora do curta Ernesto no País do Futebol, Thaís Bologna. O filme narra a história de um garoto argentino que mora no Brasil e tem que aguentar as provocações durante a época de Copa do Mundo.

O diretor e flamenguista Eduardo Souza Lima é confrontado pela equipe do Curta TV e responde no programa quem sai ganhando nas noites de quarta-feira e nas tardes de domingo: um bom jogo ou a sessão de cinema? Eduardo, que é um amante da bola, ainda responde se o amor por um time pode influenciar na hora de escolher um filme.

Esta edição do programa também traz uma reportagem sobre os curtas-metragens documentais que tiveram como tema heróis dos gramados, personagens engraçados e a emoção das torcidas. O diretor Leandro Cunha Lima vai falar sobre um desses personagens da bola, o cabeleireiro e ex-jogador Mauro Shampoo. Mauro ficou famoso por jogar no Ibis Sport Club, conhecido como o pior time de futebol do mundo, e teve sua história contada no documentário Mauro Shampoo – Jogador, Cabeleireiro e Homem, dirigido por Leandro.

Não poderia ficar de fora deste programa sobre futebol uma matéria especial sobre o CINEfoot, o Festival de Cinema de Futebol, que acontece há dois anos no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Festival exibiu, na sua última edição, mais de vinte filmes em seis dias de evento. O público ainda conferiu sessões especiais com direito a presença de craques da bola.

 

 

share