fbpx

FOI SEU DANAU QUEM TROUXE O FUTEBOL PARA O BRASIL, APOSTA FILME

FOI SEU DANAU QUEM TROUXE O FUTEBOL PARA O BRASIL

Em seu último dia, o CINEFOOT-SP exibe hoje, 03/12, o documentário “Bola para Seu Danau”, do diretor Eduardo de Souza Lima. O mínimo que se pode dizer deste filme é que ele é “polêmico”. A sessão começa às 17h00, no Museu do Futebol/SP.

A súmula (ainda) não registra, mas para o banguense da gema foi Thomas Donohoe (Seu Danau), e não o Charles Miller, quem introduziu o futebol no Brasil.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SÉTIMA EDIÇÃO DO CINEFOOT-SP

O escocês Seu Danau foi um dos muitos operários europeus que chegaram ao Rio no fim do século XIX, para trabalhar na Fábrica de Tecidos Bangu (acima a foto do campo do Bangu).

Donohoe também foi um dos fundadores do Bangu Atlético Clube e hoje um grupo de moradores do bairro quer que seu feito seja reconhecido.

Em seguida, na mesma sessão, o público poderá conferir o documentário “Miller & Fried – The Birth of Football’s Country”, dirigido por Luiz Ferraz. No final do século XIX o Brasil estava em ebulição. Neste cenário, o futebol chega da Inglaterra com Charles Miller e sofre uma revolução nos pés mágicos de Arthur Friedenreich.

share