fbpx

Filme sobre futebol e ditadura abre a Mostra Competitiva

Filme sobre futebol e ditadura abre a Mostra Competitiva

No primeiro dia da Mostra Competitiva Internacional do 4. CINEfoot 2013, os protagonistas foram o Santos Futebol Clube, o jogador da seleção Bicampeã de 1962, Amarildo, e a relação entre futebol e as ditaduras militares do continente sul-americano nas décadas de 1960 e 1970, especificamente em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

No começo da tarde, alunos de escolas públicas da Rocinha compareceram em peso para a Sessão Dente Leite. Na sessão das 19h, além do curta Santos Para Sempre na Pele, de Bruno Curti e Lorraine Lopes, tivemos a exibição do longa Heleno, de José Henrique Fonseca, sobre o polêmico jogador do Botafogo nos anos 1940, que contou com a presença do jornalista Marcos Eduardo Neves, autor de Nunca houve um homem como Heleno (Zahar, 2012) livro no qual o filme se baseou, . O momento mais tocante foi na sessão que encerrou o dia, com as exibições de Amarildo – O Possesso e Memórias do Chumbo – O Futebol nos Tempos do Condor.

O jornalista e diretor de Memórias do Chumbo, Lúcio Castro emocionou-se ao apresentar o filme, que procura investigar para além do senso comum o suposto uso pelas ditaduras sul-americanas do futebol como instrumento de manipulação e propaganda. Homenageou o ex-jogador Carlos Caszely, um dos personagens do documentário (e que também participa também de outro documentário do 4. CINEfoot, Os Rebeldes do Futebol) e exemplo de integridade e postura sempre de acordo com a sua consciência, um exemplo a ser seguido. Caszely agradeceu e disse ficar muito tocado com essas oportunidades que tem tido de expor seu pensamento e suas ideias não só em relação ao futebol, mas tudo o que diz respeito à integridade do ser humano. Entre aqueles que prestigiaram CINEfoot, estiveram presentes, entre outros, o juiz Carlos Eugênio Simon, a atriz Letícia Sabatella, o ator Fernando Pinto, a jogadora de vôlei Isabel Salgado, o jornalista Geneton Moraes Neto e o deputado estadual Marcelo Freixo.

Confira o segundo dia do 4. CINEfoot 2013 em imagens! [Fotos de Aloyana Lemos e Clarissa Pivetta/Arissas Multímida]

 

TE1A1668_ TE1A1648_ TE1A1718_ TE1A1724_ TE1A1752_

CINEFOOT DIA2-3_

CINEFOOT DIA2-6_

TE1A1833_

CINEFOOT DIA2-14_ CINEFOOT DIA2-15_ CINEFOOT DIA2-16_ CINEFOOT DIA2-19_

TE1A1891_

TE1A1938_

share