fbpx

EM PARCERIA COM IMS, CINEFOOT FAZ HOMENAGEM A JOSÉ MEDEIROS

EM PARCERIA COM IMS, CINEFOOT FAZ HOMENAGEM A JOSÉ MEDEIROS

Em uma mescla de emoção, felicidade e vibração com soco no ar, a 12ª edição do CINEFOOT é uma oportunidade de homenagear in memoriam o centenário de nascimento do talentosíssimo fotógrafo piauiense José Medeiros.

Em 2021, o pôster oficial do CINEFOOT terá duas versões. Mas poderia ter várias, tamanha a produção genial de Medeiros. As fotografias selecionadas expressam dois eixos celebrativos do 12˚ CINEFOOT: torcedores e goleiros.

A imagem do menino em busca da fresta e da melhor visão para acompanhar o desenrolar da partida final da Copa do Mundo de 1950, no recém-inaugurado Maracanã, gera a expectativa de que milhões de torcedores passem a viver eternamente naquele templo.

José Medeiros / Instituto Moreira Salles

Sob a estrutura magnífica que viria se tornar a marquise mais famosa do mundo do futebol, com os pés cimentados na arquibancada que seria convertida na mais icônica do planeta e cercado por ilustres (des)conhecidos, ele está dignamente postado para entrar para história através do clique de Medeiros.

Na segunda imagem selecionada, o goleiro elegante, ereto com musculatura rígida, fitando a bola e pronto para o arremate numa partida do Flamengo na Europa em 1951, parece saber que ia ser fotografado.

José Medeiros / Instituto Moreira Salles

A maestria de José Medeiros nos coloca à beira e ao nível do gramado observando todo o entorno, bem como as travas e o nó enlaçando a chuteira do estiloso arqueiro.

Os pôsteres oficiais do CINEFOOT 12 são golaços de José Medeiros, pura arte, a expressão mais genuína e magistral do encantamento da pelota estufando o filó num clique indefensável.

A identidade visual do CINEFOOT 12 tem a assinatura do designer gráfico Éric Chinaglia, que encarou o desafio de lidar com imagens tão poderosas.

Nossos agradecimentos ao IMS-Instituto Moreira Salles, responsável pela guarda do precioso acervo de Medeiros, por esta inestimável parceria que muito nos honra.

Viva José Medeiros!

CINEfoot – Praticamos o futebol arte

ONLINE E GRATUITO PARA TODO O BRASIL DE 2 A 9 DE DEZEMBRO NA INNSAEI.TV

____

INFORMAÇÕES:

cinefoot@gmail.com (Produção)

www.facebook.com/cinefoot 

https://www.instagram.com/cinefoot/

share