fbpx

CINEfoot Tour 2014 Recife

CINEfoot Tour 2014 Natal

Três longas e nove curtas serão exibidos no Cinema São Luiz; evento começa no domingo (15), com homenagem e documentário sobre o centenário do Santa Cruz

Cinema e futebol: duas formas de arte se encontram no CINEfoot Tour 2014 – Recife, que de 15 a 18 de junho leva uma programação especial de curtas e longas ao Cinema São Luiz. O evento, que se realiza durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, também presta homenagem a dois clubes pernambucanos: o Santa Cruz e o América, que em 2014 completam um século de existência.

CINEfoot Tour 2014 – Recife é realizado com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife/Secretaria de Esportes e apoio da Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. A programação contempla três dias de programação gratuita, composta por longas e curtas-metragens nacionais e estrangeiros, além da mostra Dente de Leite, com curtas dedicados para o público infantil.

>> Filmes e Homenagens

A programação do CINEfoot Tour 2014 – Recife começa no domingo (15), com a homenagem aos 100 anos do Santa Cruz Futebol Clube, que será recebida pelo presidente Antonio Luiz Neto. Logo após será exibido o curta “O pai, o filho e o espírito Santa”, de Brenno Costa e Lucas Fitipaldi. O longa-metragem da noite será “Dossiê 50: comício a favor dos náufragos”, documentário em que Geneton Moraes Neto entrevista os onze jogadores que defenderam a Seleção Brasileira na final da Copa de 1950, perdida para o Uruguai.

Na segunda-feira (16), a mostra continua com o curta paulista “El otro superclassico”. Dirigido pelo argentino Santiago Dulce, o filme mostra a disputa entre times brasileiros influenciados pelos dois maiores times portenhos, Boca e River. Encerra a noite o documentário francês “Looking for Rio”, de Emmanuel Besnard e Gilles Perez, em que o famoso jogador Eric Cantona tenta decifrar o espírito futebolístico no Rio de Janeiro. Ano passado, outro filme com Cantona, “Rebeldes do Futebol”, foi mostrado no CINEfoot.

Na quarta-feira (18) o CINEfoot presta homenagem a outro time centenário: o América Futebol Clube. Fundado em 12 de abril de 1914, o clube estará representado pelo seu atual presidente, Celso Muniz Filho. Na sequência será exibido em primeira mão o curta “O Poeta Americano”, documentário experimental de Lírio Ferreira sobre a paixão do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto pelo seu time de coração: o América Futebol Clube.

Em sua obra, João Cabral dedica várias linhas poéticas à sua paixão futebolística. O filme retrata essa tênue linha entre a poesia e o futebol. Gentilmente cedido pelo SescTV, o curta faz parte do projeto Cores do Futebol, proposto pela Global Media Exchange e pela TAL – Televisão América Latina às TVs públicas nos cinco continentes

A programação se encerra com o longa “Democracia em Preto e Branco”, sobre o lendário movimento surgido no Corínthians no começo dos anos 1980, tendo como pano de fundo a cultura musical da época. Dirigido por Pedro Asbeg, o documentário foi o vencedor das etapas paulista e carioca do CINEfoot.

Mostra Dente de Leite – Nove curtas serão exibidos na quarta (18), em sessão exclusiva para crianças. Destaque para a série de animação pernambucana “O Pequeno Charlie”, do jornalista Marcelo Cavalcante. Outros títulos do programa são “Gaúchos Canarinhos”, “Zimbu”, “Ernesto no País do Futebol”, “O primeiro João” e “Vai Pro Gol”.

Itinerância – Criado há cinco anos no Rio de Janeiro, o CINEfoot  – Festival de Cinema de Futebol é o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado ao tema. Seu projeto de itinerância começou em 2013, quando viajou o país nas cidades-sede da Copa das Confederações. Este ano o evento repete a dose, exibindo filmes sobre futebol nas doze cidades-sede da Copa.

CINEfoot TOUR 2014 – Recife

Quando: De 15 a 18 de junho
Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora 175 – Boa Vista)
Entrada Franca (Sujeita à lotação. Ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início de cada sessão)
Classificação: Livre

Realização:
IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais, produtoras com destacada atuação no segmento de festivais audiovisuais no Brasil e no exterior.
REC Produtores Associados – Referência no mercado cinematográfico brasileiro, conhecida e premiada em festivais nacionais e internacionais.

Programação CINEfoot Tour 2014 – Recife  

Domingo – 15 de junho

:: 19h – Homenagem ao Santa Cruz Futebol Clube
“O pai, o filho e o espírito Santa” (10′, PE, 2013), de Brenno Costa e Lucas Fitipaldi
“Dossiê 50: comício a favor dos náufragos” (80′, RJ, 2013), de Geneton Moraes Neto

Segunda – 16 de junho

:: 19h – “El otro superclassico” (7′, SP, 2013), de Santiago Dulce
“Looking for Rio”, de Emmanuel Besnard e Gilles Perez (66′, França, 2013)

Quarta – 18 de junho

:: 16h – Sessão Dente de Leite
“O pequeno Charlie”, de Marcelo Cavalcante
“Gaúchos Canarinhos” (RS), de Rene Goya Filho
“Zimbú” (SP), de Marcos Strassburger Souza
“Ernesto no País do Futebol” (SP), de André Queiroz e Thaís Bologna
“O Primeiro João” (RJ), de André Castelão
“Vai pro gol”, de Felipe D´Andrea

:: 19h – Homenagem ao América Futebol Clube
“O Poeta Americano”
(10′, PE, 2014), de Lírio Ferreira
“Democracia em Preto e Branco” (90′, SP, 2014), de Pedro Asbeg

share