fbpx

CINEfoot promove debate sobre memórias do futebol nesta segunda 27.05

CINEfoot promove debate sobre memórias do futebol nesta segunda 27.05

Como parte integrante do CINEFOOT – Festival de Cinema de Futebol, será realizado um debate com o tema “Futebol é mais que um jogo – Memórias e Lembranças” na segunda, dia 27, às 15h, no Auditório Aliança Francesa (Rua Muniz Barreto, 730, Botafogo). Estarão presentes para dar seus depoimentos e compor a mesa o ex-jogador Afonsinho, os jornalistas Roberto Assaf e Sérgio Pugliese,  a consultora de esportes Joana Bueno e o cineasta Gustavo Acioli.

Os diversos ângulos de como pode ser observado o futebol além do campo, será a tônica deste debate. Afonsinho quase dispensa apresentações, jogou a maior parte do tempo pelo Botafogo nas décadas de 60 e 70, celebrizou-se por ter sido um dos primeiros jogadores a se rebelar contra o fato de o jogador não ser o dono do próprio passe, acabando por torna-se o primeiro jogador brasileiro na conquista do direito ao passe livre.

Roberto Assaf é jornalista, pesquisador, professor e autor de uma dezena de livros sobre o futebol brasileiro. Trabalhou em veículos como o Jornal dos Sports, Tribuna da Imprensa e Jornal do Brasil. Como comentarista da ESPN Brasil e depois dos canais SporTV que Assaf alcançou seu auge na carreira. Há mais de 10 anos é colunista do jornal Lance.

Sérgio Pugliese, jornalista e vencedor de dois Prêmios Esso atualmente assina uma coluna sobre futebol no Jornal O Globo. Iniciou sua carreira como repórter do Jornal do Brasil há mais de 20 anos. Ganhou dois Prêmios Esso e chefiou equipes de Cidade, Economia, Entretenimento e Política em O Dia, Jornal do Brasil e O Globo, no qual comandou os 40 repórteres da editoria Rio, a maior equipe de cobertura local do país.

Joana Bueno é consultora esportiva e trabalhou para editora Zahar na revisão técnica do conteúdo da edição brasileira do livro Pelada-Uma volta ao mundo pelo prazer de jogar futebol, da ex-jogadora da liga universitária americana e peladeira incondicional Gwendolyn Oxenham (este livro será lançado dentro do Cinefoot). Formada em Comunicação e com duas pós-graduações em Gestão e Marketing Esportivo e um mestrado em jornalismo esportivo.

A mediação do debate será do cineasta Gustavo Acioli, diretor e roteirista dos curtas-metragens “Nada a Declarar” (2003), “Mora na Filosofia (2004)” e do longa-metragem “Incuráveis”. Atualmente, realiza a pesquisa e o roteiro da série sobre os 100 anos da Seleção Brasileira (LC Barreto Produções) e faz a curadoria e a direção geral da exposição O Negro no Futebol Brasileiro, que acontecerá no Rio e em São Paulo, no primeiro semestre de 2014.

A entrada é franca, sujeita à lotação da sala que possui 60 lugares.

Maiores informações:

Radamés Vieira | 21.2221.0414/21.8623.0954

share