fbpx

CINEfoot Mangaratiba | Veja como foi

CINEfoot Mangaratiba | Veja como foi

A realização da primeira edição do CINEfoot em Mangaratiba, nos enche e orgulho e impulsiona a trajetória do único festival de cinema do Brasil e da América Latina dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol.

No momento em que o país se prepara para receber a Copa do Mundo, cresce o interesse dos brasileiros em conhecer nossas histórias sobre esta verdadeira paixão nacional, que perpassa as mais variadas faixas etárias, ultrapassa as condições de gênero e classes sociais, e atrai um público muito variado e ávido por ver filmes de futebol na tela do cinema. Ver filmes de futebol na tela grande é uma oportunidade rara, uma experiência única. Com a realização do CINEfoot através do patrocínio da Vale, esta carência tem sido reduzida. Em Mangaratiba, tornou-se realidade em 2013.

mauroshampoo_1

Mauro Shampoo

A preseça de Mauro Shampoo, o convidado especial do CINEfoot Mangaratiba, abrilhantou a noite de abertura e levou a plateia ao delírio. Vindo diretamente de Recife, Mauro Shampoo expressa a simplicidade e a humildade daqueles que conseguiram vencer na vida através do futebol. Sua história de vida é um exemplo, mesmo sendo ídolo daquele que é considerado o PIOR TIME DO MUNDO, Íbis, de Pernambuco. A exibição do filme “MAURO SHAMPOO, JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM”, levou às lágrimas o nosso convidado especial, que foi aplaudido várias vezes pelo público.

mauroshampoo_+1

 

Homenagens

As homenagens são momentos sempre marcantes e emocionantes no CINEfoot.

Em Mangaratiba, o centenário do S.C. Itacuruçá foi celebrado com a entregua da honraria “GOL DE PLACA” a Zeca Babão (abaixo), personagem ilustre da história do clube. O ex-jogador Bauer, craque consagrado do futebol brasileiro que vive em Mangaratiba, também foi homenageado pelo festival.

S.C. Itacuruçá

Uma homenagem-surpresa oferecida pelo CINEfoot provocou mais um momento muito especial. Trata-se da homenagem ao espectador-símbolo do festival, Gabriel da Silva Fontes (abaixo), de 11 anos, que fez a sua estreia no cinema e compareceu a todas as sessões do festival. Um orgulho e um exemplo para todos.

Gabriel da Silva Fontes

A temperatura das emoções se elevou com a homenagem “GOL DE PLACA” ao Grêmio Mangaratibense. Num domingo histórico (22/9) em que o clube conquistou o acesso inédito à segunda divisão do Campeonato do Estado do Rio de Janeiro, os jogadores, dirigentes, comissão técnica e torcedores do Grêmio subiram ao palco com um sorriso especial e lágrimas nos olhos.

 

Jogo de Cinema

Com 160 anos de história do futebol mangaratibense reunidos numa partida comemorativa, no campo do S.C. Itaucuruçá, o time da casa saiu vencedor pelo placar de 2×0.

jogo_de_cinema_1

 

jogo_de_cinema_2

As equipes mescladas por jovens e veteranos, foram reforçadas pela presença do ídolo do Íbis, o pior time do mundo, Mauro Shampoo. Antes da bola rolar, tivemos a apresentação da Banda da Escola Municipal Caetano Oliveira (abaixo).

Banda da Escola Municipal Caetano Oliveira

 

OFICINAS CINEFOOT LAB

As OFICINAS CINEfoot LAB  repesentam o espaço de capacitação do festival. Através de um programa de quatro dias, os jovens mantêm contato com todos os processos de produção cinematográfica, que tem como resultado final a produção de filmes de curta-metragem. Os instrutores Chico Serra e Gustavo Mello, além de toda uma equipe de apoio do CINEfoot, foram os responsáveis pela realização das oficinas em Mangaratiba.

Cerca de 50 alunos participaram deste processo, que foi finalizado com a produção de três filmes: “Ian Sonha” e “Grêmio de Mangaratiba”, dos alunos de Conceição de Jacareí, e “Sport Club Itacuruçá”, dos jovens de Itacuruçá.

Além de se tratar de uma iniciativa mobilizadora e envolvente, as OFICINAS CINEfoot LAB atuam num processo de valorização da auto-estima dos jovens, que vêm todo o seu trabalho materializado nos filmes por eles idealizados e produzidos. Os filmes foram exibidos na cerimônia de encerramento do CINEfoot com a presença dos alunos e familiares.

OFICINAS CINEfoot LAB

 

OFICINAS CINEfoot LAB_1

share