fbpx

CINEFOOT 13 – REENCONTRAR, VIBRAR E JOGAR JUNTOS!

CINEFOOT 13 - REENCONTRAR, VIBRAR E JOGAR JUNTOS!

Após dois anos sendo realizado no formato virtual por conta da pandemia da Covid-19, o CINEFOOT entra em campo presencialmente para a sua edição número 13, mantendo-se firme na sua histórica trajetória de difundir a cultura audiovisual do futebol e a paixão que o esporte mais popular do planeta desperta. Esta 13ª edição acontece de 15 a 21 de novembro, no Rio de Janeiro, e de 18 a 20 de novembro, em São Paulo. 

O CINEFOOT é o único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina. Em 2022, adentra o gramado para realizar esta nova edição no clima da Copa do Mundo, um momento mágico e fascinante para a população brasileira, especialmente para os amantes do futebol.

Para isso, foi convocada a mais expressiva seleção da cinematografia futeboleira mundial, composta por 63 filmes de doze países, compondo uma programação diversificada, vibrante e inteiramente gratuita.

Além das mostras competitivas internacionais de curta e longa metragens, o CINEFOOT conta com mostras especiais de caráter não-competitivo, além de uma programação especial disponível no formato virtual, exibida no canal do festival no Youtube. 

MASTERCLASS E HOMENAGENS

É um privilégio levar ao público a masterclass com Susanna Lira e celebrar sua carreira concedendo a Honraria Futebol Arte do Cinefoot em 2022. Mais do que merecida, esta distinção reafirma o seu talento dentro e fora dos gramados pelo trato genial de temas relevantes sob a ótica feminina.

Conectada com as paixões que movem os brasileiros, Lira dirigiu duas séries dedicadas a personalidades do futebol: Casão, num jogo sem regras (sobre o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande Jr.) e Adriano Imperador (sobre o famoso craque), traçando um olhar muito próximo da intimidade e emoções desses ídolos do futebol, cujas carreiras foram verdadeiros turbilhões de emoções.

O scratch de homenagens do CINEFOOT 13 torna-se ainda mais potente com os tributos a Soraia Marques (mulher varzeana responsável pela gestão do campo do Aliança da Casa Verde), Maria Cristina Costa Vallim, in memoriam (cofundadora do time de várzea Negritude F.C. da COHAB 1), Mariana Chaves, in memoriam (coordenadora de exposições e programação cultural do Museu do Futebol) e a equipe do Ubuntu Esporte Clube podcast que difunde uma visão afrocentrada sobre o esporte, cultura e muito mais.

MASTERCLASS

POR DENTRO DO ESQUEMA TÁTICO DE SUSANNA LIRA

O CINEFOOT convida a diretora e roteirista Susanna Lira, homenageada da décima terceira edição, para conversar com o público sobre o documentário biográfico de futebol. A masterclass terá duração de uma partida de futebol, 90 minutos. A participação da atividade online será mediante inscrição prévia de forma gratuita no site www.cinefoot.org.

SESSÃO DE ABERTURA

A sessão inaugural do CINEFOOT no Rio de Janeiro acontece no dia 15/11, terça-feira, no Estação Net Rio, com a exibição de uma versão filme de Casão, Num Jogo Sem Regras, direção de Susanna Lira.

Em São Paulo, o CINEFOOT dá o pontapé inicial no dia 18/11, no Museu do Futebol, com uma expressiva seleção de curtas-metragens em competição internacional. 

No domingo, 20/11, Dia da Consciência Negra, o CINEFOOT exibirá MARTE UM, de Gabriel Martins, no Estação Net Rio.

A programação do CINEFOOT 13 contempla atividades paralelas, como a consagrada Mesa-Redonda, que reúne bate-papos com convidados, com destaque para o Instituto Cultural Cervantes, no Rio de Janeiro, e o Museu do Futebol, em São Paulo, que abrigam as ações de reflexão e diálogo, 

Como tradicionalmente acontece, os filmes vencedores do CINEFOOT serão definidos exclusivamente através do voto do público. Os filmes campeões faturam a Taça Cinefoot.

O CINEFOOT 13 conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Approach Comunicação e AFP-Agence France Press, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do ISS do Rio de Janeiro, Riofilme e Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública.

RIO DE JANEIRO  15 a 21/11

ESTAÇÃO NET RIO

Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo

CCJF-CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL

Av. Rio Branco, 241 – Centro

INSTITUTO CERVANTES RIO DE JANEIRO

Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo

CINE TEATRO EDUARDO COUTINHO / BIBLIOTECA PARQUE DE MANGUINHOS

Av. Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica

SÃO PAULO  18 a 20/11

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu

 

ENTRADA FRANCA SUJEITA À LOTAÇÃO DA SALA

____

INFORMAÇÕES:

cinefoot@gmail.com (Produção)

www.cinefoot.org

www.facebook.com/cinefoot 

https://www.instagram.com/cinefoot/

share