fbpx

Brasil 2014, que Copa é essa?

Brasil 2014

cinefoot_cartaz_DEBATE RJ

Entre o anúncio oficial da FIFA e o pontapé inicial no dia 12 de junho de 2014, o Brasil teve sete anos para construir um ambiente favorável para a realização da Copa do Mundo. Tempo mais do que suficiente para promover transformações sociais e infra estruturais, além de estabelecer uma atmosfera agregadora para a realização deste megaevento de dimensão planetária.

Entretanto, justamente no país do futebol, a Copa do Mundo promete mais dividir do que somar.  Sem perspectivas de oferecer concretamente o legado prometido pelas autoridades, o Mundial bate à porta com o maior índice de rejeição já visto.

Diante deste cenário, qual é a Copa que teremos no Brasil? Para debater este tema, o CINEfoot reunirá especialistas franceses e brasileiros com destacada atuação nesta área, em dois eventos, um no Rio de Janeiro e o outro em São Paulo.

[dottedline]

MESA REDONDA CINEFOOT | RIO DE JANEIRO

26/5, às 15h, na Aliança Francesa (Rua Muniz Barreto, 730)

Mediador: Aydano André Motta

Debatedores: Alexandre Carauta (PUC-Rio), Ricardo Freitas (UERJ), Patrick Mignon (INSEP-Paris) e Paul Dietschy (Université de Franche-Comté/Science Po-Paris)

[dottedline]

MESA REDONDA CINEFOOT | SÃO PAULO

30/5, às 19h, no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque, próximo metrô República). Informações: 11-3017.5699 r. 5602 / afcultural@aliancafrancesa.com.br

Debatedores: Flavio de Campos (USP), Patrick Mignon (INSEP-Paris) e Paul Dietschy (Université de Franche-Comté/Science Po-Paris)

[dottedline]

MINIBIOS

Alexandre Carauta (PUC-Rio) | Formado em Jornalismo pela PUC-Rio e em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, Alexandre Carauta é mestre em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, na qual também se formou em Administração Esportiva. Acumula as funções de diretor editorial da StartCom Comunicação, editor do Portal da PUC-Rio, onde leciona Comunicação, e apresentador do programa “O Negócio é Esporte”, primeiro talk-show sobre marketing esportivo do rádio brasileiro. Foi editor-executivo do Jornal do Brasil, onde assinou as colunas Gol de Letra e Coisas do Brasil.

Aydano André Motta | Jornalista, editor do “Globo a Mais”, a revista digital do “Globo”. Cobriu duas Copas do Mundo (1998 e 2006) e inicia viagem pelo Brasil para cobrir a terceira.

Flavio de Campos (USP) | Professor do Departamento de História da USP. Coordenador Científico do Ludens (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). Foi coordenador de projeto internacional USP/Cofecub (2005-2008). Professor do curso de pós-graduação História sociocultural do futebol. Organizador do livro Futebol objeto das ciências humanas, Ed. Leya, 2014.

Patrick Mignon (INSEP-Paris) | Coordenador do Laboratório de sociologia do desempenho esportivo do INSEP (Instituto National do Desporto, da Perícia e da Performance). Linha de pesquisa: Sociologia do espetáculo esportivo e supporterism (torcidas de futebol na Europa), Sócio-economia do esporte: carreiras esportivas e mercado de trabalho, a evolução das práticas esportivas, racismo e discriminação no desporto.

Paul Dietschy (Université de Franche-Comté/Science Po-Paris) | Professor de História Contemporânea na Unidade de Formação e Investigação Ciência da Linguagem, Homem e Sociedade da Universidade de Franche-Comté. Linha de pesquisa: A história política das Copas do Mundo de futebol, Desporto, sociedade e cultura na França, Imagens dos esportes.

Ricardo Freitas (UERJ) | Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Pós-doutorado em comunicação pelo CEAQ/Sorbonne, doutorado em sociologia pela Universidade René Descartes-Paris, mestrado em comunicação e cultura pela ECO-UFRJ (1990) e graduação em relações públicas pela UERJ. Autor de vários artigos sobre Cidade e megaeventos no Brasil e no exterior.

share