fbpx

Alô, São Paulo! Bola rolando para o 10º CINEfoot

Alô, São Paulo! Bola rolando para o 10º CINEfoot

10˚ CINEFOOT ENTRA EM CAMPO 12/09, ÀS 20H30, NO MUSEU DO FUTEBOL, COM DOCUMENTÁRIO SOBRE OS TRABALHADORES DA COPA DO CATAR E HOMENAGEM AO CARTÃO VERDE. ENTRADA FRANCA.

A nossa maior camisa 10 bradou pela igualdade na última Copa do Mundo e o nosso maior camisa 10 disse Love, Love, Love ao se despedir dos gramados.

O CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL incorpora a luta e o afeto destes gênios dos gramados, Marta e Pelé, para entrar em campo e realizar a sua histórica edição número 10 em São Paulo.

A programação do único festival de cinema do Brasil dedicado à exibição de filmes com temática futebolística, apresenta 31 filmes em São Paulo será inteiramente realizada no Museu do Futebol com entrada gratuita em todas as 12 sessões.

São 19 filmes brasileiros e 12 internacionais oriundos do Catar, Colômbia, Peru, Argentina, França, Itália, Inglaterra, Espanha e uma co-produção México/Peru.


DOCUMENTÁRIO SOBRE OS TRABALHADORES

DA COPA DO CATAR INAUGURA O 10˚CINEFOOT

A COPA DOS TRABALHADORES é um olhar próximo e pessoal dentro dos campos de trabalho do Catar, onde a Copa do Mundo 2022 está sendo construída contando com o esforço de mais de um milhão de trabalhadores migrantes. O filme segue trabalhadores que vivem uma versão da vida real do futebol de fantasia. De dia eles suam para construir a Copa do Mundo, enquanto à noite eles competem em um torneio de futebol dos trabalhadores, jogando nos mesmos estádios que um dia receberão os maiores jogadores do mundo. Cada partida disputada oferece uma fuga momentânea da saudade e do isolamento com que lutam como a classe mais baixa do país mais rico do mundo.
Dir. Adam Sobel (Inglaterra)


HOMENAGEM CARTÃO VERDE

Na abertura da sua edição número 10, o CINEFOOT presta homenagem ao CARTÃO VERDE, programa esportivo criado em 1993, produzido e exibido pela TV Cultura. Com 26 anos de atividade, o CARTÃO VERDE leva aos lares brasileiros informação, comentários, análises, cultura e as mais variadas observações sobre o futebol e o esporte em geral.

Sessão Especial de Abertura: Museu do Futebol
12/09, Quinta, às 20h30, Entrada Franca (Sujeita à lotação da sala)
Participação confirmada: Vladir Lemos.

AS MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS E LONGAS-METRAGENS

A MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS em São Paulo, o CINEFOOT reúne seis filmes:

1) Santos de Todos os Gols (Dir. Lina Chamie, Brasil)

2) O Tempo e a Bola (Dir. Pedro Asbeg, Brasil)

3) A História de um Sonho – Todas as Casas do Timão (Dir. Ricardo Aidar e Marcela Coelho, Brasil)

4) Sabe Por Que Não Tenho Medo? A História de uma Torcida Centenária (Dir. Nícollas de Oliveira, Brasil)

5) Contigo Peru (Dir. Eduardo Mendoza, Peru)

6) La Superball (Dir. Agustín Sinibaldi, Argentina)


Para a
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS em São Paulo, o CINEFOOT selecionou nove filmes:

1) Nefta Football Club (Dir. Yves Piat, França)

2) Geração Peneiras (Dir. Bárbara Bárcia, Claudia Alves, Fernanda Prestes, Brasil)

3) Nunes FC (Dir. Cristiano Fukuyama, Edson de Lima e Luiz Nascimento, Brasil)

4) Raiz do Futebol – Feminino (Dir. Paulo Junior, Brasil)

5) Radar, Um Time! Uma Nação! (Dir. Douglas Lima e Jefferson Rodrigues, Brasil)

6) (L)os Visitantes (Dir. Matheus Bosco, Brasil)

7) Um Povo nas Costas (Dir. Murilo Megale, Brasil)

8) Yasmina (Dir. Claire Cahen e Ali Esmili, França)

9) Al Kora (Dir. Amal Al Muftah, Catar)


O CINEFOOT premiará os melhores filmes de curta e longa metragens exclusivamente através do voto popular.

CINEFOOT / SÃO PAULO / SESSÕES ESPECIAIS E HOMENAGENS.

MUSEU DO FUTEBOL

ENTRADA FRANCA (Sujeita à Lotação da Sala)

13/09, SEXTA, ÀS 21h

O Museu da Pelada, espaço de irreverência e memória do futebol brasileiro, apresenta um filme curto sobre com personagens que estiveram em campo no jogo em que Pelé assinalou o seu milésimo gol. Na mesma sessão, o filme “O TEMPO E A BOLA“, de Pedro Asbeg, aborda as dificuldades  enfrentadas por vários craques para encarar a aposentadoria dos gramados. Após a sessão, um bate-papo sobre os 50 anos do milésimo gol e a carreira do jogador de futebol com a presença de atletas, Pedro Asbeg,  Sergio Pugliese, idealizador do Museu da Pelada e Cacá, o bandeirinha da partida Santos x Vasco na qual o gol mil foi marcado.


14/09, SÁBADO, ÀS 16h

Homenagem ao futebol feminino com exibição de sete curtas-metragens com temática sobre o futebol praticado por mulheres e bate-papo após a sessão. Em 2019, a homenagem do CINEFOOT/MUSEU DO FUTEBOL ao futebol feminino será destinada à Maria Amorim (Liga Feminina de Futebol Amador) e ao Coletivo PERIFEMINAS.


FUTEBOL É COISA DE MULHER? AS DIFICULDADES DAS MENINAS QUE JOGAM NA VÁRZEA

Dir. Alexandre Putti;  MADE IN VÁRZEA Dir. Rodney Suguita; AL-KORA Dir. Amal Al Muftah; GERAÇÃO PENEIRAS Dir. Bárbara Bárcia, Claudia Alves e Fernanda Prestes; NUNES FC Dir. Edson de Lima, Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento; RAIZ DO FUTEBOL – FEMININO Dir. Paulo Junior; RADAR, UM TIME! UMA NAÇÃO!; Dir. Douglas Lima e Jefferson Rodrigues.


10.a MOSTRA ESPECIAL “DENTE DE LEITE“

MUSEU DO FUTEBOL
ENTRADA FRANCA (Sujeita à Lotação da Sala)
13 e 15/09, às 10h

Realizada pelo décimo ano consecutivo no Museu do Futebol, a MOSTRA DENTE DE LEITE busca contribuir para o processo de formação de espectadores, apresentando uma seleção de curtas-metragens futebolísticos voltada para o público infantojuvenil.


O PRIMEIRO JOÃO, Brasil, Dir. André Castelão, ANIMA. 

– O TORCEDOR, México/Peru, Dir. Chriss Porras, DOC.

GAÚCHOS CANARINHOS, Brasil, Dir. Renê Goya Filho, DOC. 

DOIS PÉS ESQUERDOS, Itália, Dir. Isabella Salvetti, FIC. 

A CULPA É DO NEYMAR, Brasil, Dir. João Ademir, FIC. 

– 3 PÉS, Colômbia, Dir. Giselle Geney, FIC.

– ZIMBÚ, Brasil, Dir. Marcos Strassburger, ANIMA.

CRAQUE, Espanha, Dir. Julián Candón, FIC. 


CINEFOOT / SÃO PAULO / SESSÕES COMPETITIVAS
MUSEU DO FUTEBOL
ENTRADA FRANCA (Sujeita à Lotação da Sala)
13/09, SEXTA-FEIRA, ÀS 19H


NEFTA FOOTBALL CLUB
Dir. Yves Piat (Fic, 17 min, França, 2018)

A caminho de casa, os jovens irmãos Abdallah e Mohammed encontram-se no deserto com uma mula carregada que vagueia desorientada com fones de ouvido. Os dois decidem trazer a carga para a aldeia. Mas eles têm planos diferentes para o uso desta descoberta.

 

SANTOS DE TODOS OS GOLS
Dir. Lina Chamie (Doc, 84 min, Brasil, SP, 2019)

O gol é o momento mágico do futebol. Mas o que é o gol? É o instante em que uma boa atravessa uma linha? A catarse do torcedor, do jogador, o coração do jogo, êxtase, vitória, redenção, derrota, tragédia, orgasmo, alivio, vingança? Tudo isso e mais um pouco? A sensação do gol através do clube que mais marcou gols na história do futebol mundial.


13/09, SEXTA-FEIRA, ÀS 21H

MILÉSIMO GOL-MUSEU DA PELADA

Dir. Sergio Pugliese (Doc, 7 min, Brasil, RJ, 2019)

O milésimo gol de Pelé na visão de personagens que viveram este momento marcante da história do futebol.

 

O TEMPO E A BOLA

Dir. Pedro Asbeg (Doc, 60 min, Brasil, RJ, 2019)

O caminho de um jogador de futebol profissional entre a peneira e a aposentadoria é mais árduo e cheio de percalços do que se imagina.


14/09, SÁBADO, ÀS 16H

FUTEBOL É COISA DE MULHER? AS DIFICULDADES DAS MENINAS QUE JOGAM NA VÁRZEA

Dir. Alexandre Putti (Doc, 9 min, SP, 2019)

Apesar do sucesso da Copa do Mundo da França de futebol feminino, a modalidade ainda sofre com a falta de incentivo, de infraestrutura e com o preconceito mesmo no profissional. Na várzea a situação é ainda mais difícil. Maria Amorim, jogadora do Apache em São Paulo, é uma das mulheres que batalham para a realização de jogos e campeonatos, para provar que futebol é sim coisa de mulher.


MADE IN VÁRZEA

Dir. Rodney Suguita (Doc, 14 min, SP, 2019)

“Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Dizia o decreto vigente entre 1941 e 1983, que proibia as mulheres de jogar futebol. Décadas depois, a luta do futebol feminino por espaço segue sendo um desafio. Em meio a tantas histórias, “Made in Várzea” mostra os jogos de várzea protagonizados por mulheres, acompanhando o cotidiano de duas jogadoras com vidas muito diferentes, porém com a paixão pelo futebol como elo em comum. Yolanda, motorista de ônibus e Flávia, esteticista, driblam o machismo usando o esporte como uma forma de libertação.


AL-KORA

Dir. Amal Al Muftah (Fic, 2 min, Catar, 2013)

Um garoto joga acidentalmente a bola de futebol por cima de uma parede e não tem certeza de como vai recuperá-la, até que sua irmã chega para o resgate. Mas seu ato de bondade a coloca em apuros.


GERAÇÃO PENEIRAS

Dir. Bárbara Bárcia, Claudia Alves e Fernanda Prestes (Doc, 12 min, Brasil, RJ, 2019)

O sonho de duas meninas que não medem esforços para vestir a “amarelinha”: a carioca Mariana da Silva, de 18 anos, revelação da primeira peneira feminina sub-17 da história do Flamengo; e a paranaense Kamile Pavarin, de 16 anos, jogadora sub-17 do Corinthians. Elas fazem parte de um grupo de meninas que passaram por peneiras depois que a CBF e a Conmebol passaram a exigir que os principais clubes formassem times femininos adulto e de base.


NUNES FC

Dir. Edson de Lima, Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento (Doc, 21 min, Brasil, SP, 2019)

“Nunes FC” é um curta-metragem que traça a trajetória de uma família que, depois de décadas de suor, conseguiu cumprir seu objetivo e vive um sonho a cada apito do árbitro.


RAIZ DO FUTEBOL – FEMININO

Dir. Paulo Junior (Doc, 9 min, Brasil, SP, 2019)

O Brasil ainda é o país do futebol mesmo depois do 7×1? Difícil dizer. O que dá, sim, para dizer, é que o caso de amor entre o brasileiro e a bola não acabou. Raiz do Futebol trata da paixão que o país tem pelo jogo. Em “Feminino”, as histórias que fazem as mulheres batalharem por seu legítimo lugar no esporte.


RADAR, UM TIME! UMA NAÇÃO!

Dir. Douglas Lima e Jefferson Rodrigues (Doc, 25 min, Brasil, RJ, 2019)

Quando o futebol feminino foi autorizado no Brasil em 1979, um clube saiu da praia para dominar os campos e a modalidade na década de 80. O RADAR E.C. foi o precursor do futebol feminino no Brasil, encheu o Maracanã, e foi responsável pela formação da primeira Seleção Brasileira. Uma história apaixonante de um clube que representou uma nação.


14/09, SÁBADO, ÀS 19H

(L)OS VISITANTES

Dir. Matheus Bosco (Doc, 18 min, Brasil, SP, 2019)

Todo ano mais de 15 mil torcedores vêem ao Brasil para ver seus clubes de coração jogarem fora de casa. Em (L)os Visitantes, eles contam inacreditáveis histórias sobre suas famílias, viagens, emoções e paixões. (L)os Visitantes registra o maior momento desses fãs: quando estão próximos ao clube em que amam.


A HISTÓRIA DE UM SONHO – TODAS AS CASAS DO TIMÃO

Dir. Ricardo Aidar e Marcela Coelho (Doc, 85 min, Brasil, SP, 2019)

A torcida Corinthiana, afamada por sua paixão sem limites que invade corações e territórios, tem por tradição fazer de qualquer lugar do planeta a sua morada. Do Oiapoque ao Chuí, no Brasil ou no Japão, “A Fiel” joga junto! Com a participação de jogadores, ídolos, comissão técnica, e torcedores “A História de um Sonho – Todas as Casas do Timão” traça a saga do Sport Club Corinthians Paulista desde a sua origem no terrão da várzea, passando pelos estádios em que fez história, como Maracanã, Morumbi, o então Palestra Itália, Vila Belmiro, Yokohama, entre outros, até a inauguração de uma das arenas mais modernas do mundo. Enfim, o “Bando de Loucos” reencontra um solo para chamar de seu. 


15/09, DOMINGO, ÀS 17H

UM POVO NAS COSTAS

Dir. Murilo Megale (Doc, 15 min, Brasil, SP, 2019) 

A milhares de quilômetros do Oriente Médio, um clube chileno levanta bandeiras pela causa palestina. “Um Povo nas Costas” busca de forma imersiva entender o porquê da camisa do Club Deportivo Palestino ter gerado tanto barulho nos últimos anos. 


SABE POR QUE NÃO TENHO MEDO? A HISTÓRIA DE UMA TORCIDA CENTENÁRIA

Dir. Nícollas de Oliveira (Doc, 76 min, Brasil, SP, 2019)

O Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto-SP sofreu uma enorme crise no início dos anos 2000, fazendo com que o clube fosse rebaixado diversas vezes chegando na terceira divisão do campeonato estadual. Mas a bravura da sua gente fez com que um grupo de torcedores apaixonados e tristes pela situação, se unisse à diretoria com o objetivo de retornar a agremiação ao cenário digno do futebol nacional. Doze anos depois da queda, o “Pantera das Américas” completou cem anos de fundação e junto com isso poderia alcançar novo patamar com um acesso para a Série B do campeonato brasileiro. Um doc sobre a torcida fanática de um dos maiores e mais tradicionais clubes do Brasil.


15/09, DOMINGO, ÀS 19H

YASMINA

Dir. Claire Cahen, Ali Esmili (Fic, 21 min, França, 2018) 

Yasmina é uma adolescente marroquina de 15 anos que é apaixonada por futebol e pratica com a equipe FC SAINT ETIENNE. Ela está em situação irregular na França com seu pai. Um drama familiar pode interromper seu sonho.


CONTIGO PERU

Dir. Eduardo Mendoza (Doc, 100 min, Peru, 2018)

A classificação histórica da seleção peruana para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia e sua participação no olhar intimista dos jogadores, do comando técnico e dos torcedores peruanos que, com seu incessante e incondicional incentivo, se tornaram a melhor torcida do mundo.


16/09, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 19H

LA SUPERBALL

Dir. Agustín Sinibaldi (Doc, 66 min, Argentina, 2019)

Em uma pequena cidade na província de Córdoba, Argentina, na década de 1930, três amigos mudariam a história do futebol com uma invenção revolucionária: a Superball, a primeira bola com válvula de inflar interna e costura invisível. No entanto, o tempo e os negócios seriam responsáveis por enterrar a invenção no esquecimento.


CINEFOOT / SÃO PAULO / SESSÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO

HOMENAGEM DENER

MUSEU DO FUTEBOL

16/09, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 20h30, ENTRADA FRANCA (Sujeita à Lotação da Sala)

Além da premiação com as Taças de Melhor Curta e Melhor Longa do 10˚CINEFOOT aos filmes vencedores, o programa da sessão de encerramento do CINEFOOT em São Paulo, apresenta rodada tripla de filmes.

– “25 ANOS SEM DENER“, Dir. Gustavo Werthein e Karin Duarte (Doc, 28 min, RJ, 2018), em homenagem ao genial camisa 10 da Lusa, que teve a vida precocemente interrompida.

Presença de familiares do craque Dener.


– “
THE MAKING OF / A FAMÍLIA, COM JOSÉ MOURINHO“, Dir. Dan Riley (Doc, 27 min, Inglaterra, 2018), primeira produção original de distribuição global do DAZN.


– “
PELÉ, O ÚLTIMO SHOW“, Dir. Emanuela Audisio e Matteo Patrono (Doc, 52 min, Itália, 2018), uma viagem pelo último jogo de Pelé, NYCosmos, 1977.


SINOPSES DA SESSÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO:

25 ANOS SEM DENER

Dir. Gustavo Werthein e Karin Duarte (Doc, 28 min, Brasil, RJ, 2019) 

“Às vezes dar um drible bonito é melhor que marcar um gol.” A frase exemplifica o que o talentoso Dener pensava sobre jogar futebol. Amigos e ex-companheiros lembram da carreira do jovem e promissor jogador, interrompida precocemente há 25 anos por um acidente de carro. Frequentemente comparado a Neymar pela maneira como tratava a bola, Dener e sua habilidade extraordinária revivem na memória de fãs do seu magnífico talento.


THE MAKING OF / 
A FAMÍLIA, COM JOSÉ MOURINHO

Dir. Dan Riley (Doc, 27 min, Inglaterra, 2019) 

The Making Of é a primeira produção original de distribuição global do DAZN. O conteúdo, formado a partir de entrevistas exclusivas, retrata quais foram os jogos mais marcantes e que, até o momento, definiram as carreiras de Cristiano Ronaldo, Neymar Jr. e José Mourinho. Neste episódio “A FAMÍLIA, COM JOSÉ MOURINHO”, o treinador reflete sobre a sua tática contra Van Gaal, a gestão dos seus jogadores e a vitória na final da UEFA Champions League de 2010 com a Inter de Milão jogando contra o Bayern de Munique.


PELÉ, O ÚLTIMO SHOW

Dir. Emanuela Audisio e Matteo Patrono (Doc, 52 min, Itália, 2018) 

Em 1977 o Rei do Futebol deixou seu trono vago. Uma viagem pelo último jogo de Pelé. Portland, Oregon, diante de mais de 35.000 pessoas, Pelé faz sua última partida como profissional no final de uma carreira prodigiosa.


O
CINEFOOT mantém parceria com a FICTS- Federation Internationale Cinema Television Sportifs. Esta tradicional federação italiana, sediada em Milão, reúne os 18 mais prestigiosos festivais de cinema esportivo do mundo, sendo o CINEFOOT o único representante brasileiro neste seleto circuito internacional.


DATA / LOCAL:

10˚CINEFOOT SÃO PAULO

12 a 16 de Setembro

MUSEU DO FUTEBOL – AUDITÓRIO – ESTÁDIO DO PACAEMBU

Praça Charles Miller, S/N

 

ENTRADA FRANCA

Sujeita à lotação da sala

Entrada franca

Programação completa: https://cinefoot.org/programacao/cinefoot-sao-paulo-2019/

share