7˚CINEFOOT DIVULGA A SELEÇÃO 2016

7˚CINEFOOT DIVULGA A SELEÇÃO 2016

CINEfoot, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, anuncia a sua relação de convocados para as mostras competitivas da sua sétima edição no Rio de Janeiro, que acontecerá de 19 a 24 de maio.

Ao longo da sua trajetória o CINEfoot transformou-se numa das mais importantes plataformas de exibição da cinematografia mundial de futebol e recebeu em 2016 um número recorde de inscrições oriundas de diversos países: 162 filmes.

Agradecemos a confiança e a participação de todos os inscritos que, com a alta qualidade apresentada, proporcionaram um elevado grau de dificuldade para a tomada de decisão na seleção dos filmes. É o velho e conhecido “problema bom” enfrentado pelos treinadores para escalar o time quando têm muitos craques no plantel.

Para a Mostra Internacional Competitiva de Longa-Metragem foram selecionados 12 filmes, sendo cinco brasileiros e sete internacionais vindos da Itália, Grã-Bretanha, Nepal, Argentina e uma co-produção Espanha/Zâmbia.

Entre os nacionais estão escalados “Paysandú – 100 Anos de Payxão“, de Marco André e Gustavo Godinho; “Aspirantes“, de Ives Rosenfeld; “Barba, Cabelo e Bigode”, de Lúcio Branco, “Miller & Friedreich – As Origens do País do Futebol”, de Luiz Ferraz e “O Futebol”, de Sergio Oksman (co-produção Brasil/Espanha).

Foram convocados para a Mostra Internacional Competitiva de Curta-Metragem 11 filmes: sete brasileiros e quatro internacionais. O selecionado brasileiro está escalado com curtas-metragens dirigidos por Eduardo Souza Lima (“Bola para Seu Danau”), Luiz Claudio Amaral e Fabio Penn (“Paixão sem Tamanho”), Caroline Neumann, Guilherme Agostini Cruz (“Jogo Truncado”), Jandir Santin (“Paixão Nacional”), João Ademir (“A Culpa é do Neymar”), Pedro Asbeg (“O Som das Torcidas – Juventus”) e Lobo Mauro (“As Crônicas de Riascos”). A seleção internacional apresenta curtas da Itália, Grã-Bretanha, Austrália e França.

O CINEfoot será realizado de 19 a 24 de maio no Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo, Ponto Cine e Cine Joia (Jacarepaguá/RJ e Caetés/MG), o mais novo cinema a integrar o circuito CINEfoot. De 31 de maio a 4 de junho, está programada a já tradicional “PRORROGAÇÃO CINEfoot” no CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal, Cine Teatro Eduardo Coutinho e Cinemaison. Entrada franca em todas as sessões.

Na sua sétima edição o CINEfoot celebra a camisa número 7, aquela que sustenta histórias memoráveis do futebol tão marcantes quanto à célebre “10”. Em todos os tempos na história do futebol mundial há um momento marcante envolvendo a camisa 7 para contar e celebrar. E o CINEfoot levará para o cinema um conjunto de homenagens aos ariscos e talentosos personagens que envergaram este manto. 

 

Confira a seleção de filmes: 

RIO DE JANEIRO / MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM 

1) Uma Maravilhosa Época Falida (Dir. Mario Bucci, Itália)

2) Gascoigne (Dir. Jane Preston, Grã-Bretanha)

3) Paysandú 100 Anos de Payxão (Dir. Marco André e Gustavo Godinho, Brasil)

4) Aspirantes (Dir. Ives Rosenfeld, Brasil)

5) Barba, Cabelo e Bigode (Lucio Branco, Brasil)

6) Miller & Friedreich – As Origens do País do Futebol (Dir. Luiz Ferraz, Brasil)

7) Sunakaly (Dir. Bhojraj Bhat, Nepal)

8) Shooting for Socrates (Dir. James Erskine, Grã-Bretanha)

9) Eighteam (Dir. Juan Rodriguez-Briso, Espanha/Zâmbia)

10) O Filho de Deus (Dir. Mariano Fernández e Gaston Giród, Argentina)

11) O Futebol (Dir. Sergio Oksman, Brasil/Espanha)

12) Nossos Filhos (Dir. Juan Fernández Gebauer e Nicolás Suárez, Argentina)

 

RIO DE JANEIRO / MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM

1) Dois Pés Esquerdos (Dir. Isabella Salvetti, Itália)

2) Espectadores (Dir. Ross Hogg, Grã-Bretanha)

3) Bola Para Seu Danau (Dir. Eduardo Souza Lima, Brasil)

4) O Ladrão do Troféu (Dir. Dave Edwardz, Austrália)

5) Paixão sem Tamanho (Dir. Luiz Claudio Amaral e Fabio Penn, Brasil)

6) Jogo Truncado (Dir. Caroline Neumann, Guilherme Agostini Cruz, Brasil)

7) Paixão Nacional (Dir. Jandir Santin, Brasil)

8) A Culpa é do Neymar (Dir. João Ademir, Brasil)

9) Som das Torcidas – Juventus (Dir. Pedro Asbeg, Brasil)

10) Na Lateral (Dir. Hortense Gélinet, França)

11) As Crônicas de Riascos (Dir. Lobo Mauro, Brasil)

share