fbpx

2º CINEfoot encerra temporada no Rio de Janeiro com homenagem e entrega da Taça

PRORROGAÇÃO CINEFOOT - O CAMPEÃO VOLTOU

O 2º CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol encerrou a temporada no Rio de Janeiro em grande estilo, com direito à homenagem e entrega da Taça CINEfoot para o curta e o longa metragens mais votados pelo público.

Após a exibição do filme Passe Livre, foram divulgados os vencedores do 2º CINEFoot. O curta-metragem mais votado foi a produção espanhola Porque hay cosas que nunca se olvidam (Porque há coisas que nunca são esquecidas), de Lucas Figueroa. O filme espanhol, que recebeu certificação do Guinness em fevereiro de 2011 por ser a obra mais premiada da história do cinema, comemorou mais uma conquista. O filme coleciona mais de 300 prêmios internacionais.

 

Quem levou a Taça CINEfoot no segmento longa-metragem foi Copa Vidigal, da produtora carioca Cavídeo, com direção de Luciano Vidigal.

O cineasta Oswaldo Caldeira, o grande homenageado da noite, o ex-jogador Afonsinho, personagem principal do filme Passe Livre; Gustavo Dahl, Montador do longa, Renato Laclete (Diretor de Fotografia), Sérgio Santeiro (Produtor), entre outros membros da equipe. A histórica exibição de Passe Livre, documentário de 1974, emocionou a plateia e o Diretor Oswaldo Caldeira, que destacou a importância de levar à tela um filme cuja matriz encontra-se completamente deteriorada e sem perspectivas de exibição.

Todos os espectadores que acompanharam a sessão de encerramento do CINEfoot, receberam pedaços da grama original do Maracanã, que foi doada ao festival através de uma parceria com a Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela reforma do estádio para a Copa de 2014.

O CINEfoot se despede do Rio de Janeiro e parte para São Paulo, onde se apresenta no Museu do Futebol de 2 a 5 de junho.

Direção: Antonio Leal

Realização: O CINEfoot é uma realização da Conexão Cultural e do IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais

Informações: (21) 2226.3663

www.cinefoot.org

Imprensa CINEfoot (RJ):
Roberta Mattoso: (21) 8108.9896 / (21) 8480.1806

Imprensa CINEfoot (SP):
Celso Sabadin: (11) 8932.1081

VENCEDORES DA TAÇA CINEFOOT 2011

MELHOR LONGA-METRAGEM: COPA VIDIGAL, de Luciano Vidigal (RJ)
MELHOR CURTA-METRAGEM: PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SE ESQUECEM, de Lucas Figueroa (ESPANHA)
PRÊMIO AQUISIÇÃO PORTA CURTAS (votação on line): ON SIDE, de Jonas Amarante (BRASIL-INGLATERRA)

 

share