fbpx

Mesa-Redonda / Homenagens

A tradicional “Mesa-Redonda Cinefoot” reúne os bate-papos e homenagens da edição corrente do festival todos os anos.

Em 2021, “Mesa-Redonda Cinefoot” apresenta uma grade de encontros com convidados especiais para conversas sobre a trajetória do fotógrafo José Medeiros, os 10 anos de lançamento do documentário “Bâhea, Minha Vida”, Torcidas, Torcedores & Torcedoras, os 150 anos da criação da posição de goleiro, os trinta anos da primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino e uma prosa para honrar o saudoso cineasta Maurice Capovilla.


3/12 

MESA-REDONDA 1 

“BAHÊA, MINHA VIDA”, 10 ANOS 

19H 

Em 2021, o documentário “Bahêa, Minha Vida” completa 10 anos de lançamento. O diretor Marcio Cavalcante recebe a homenagem do CINEFOOT-12 e discorre sobre a trajetória do filme, que é uma homenagem aos amantes do futebol.

Mediação: Lobo Mauro

Convidados: Marcio Cavalcante e Antonio Leal


4/12 

MESA-REDONDA 2 

TORCIDAS, TORCEDORES & TORCEDORAS 

19H 

O CINEFOOT 12 presta homenagem às torcidas, torcedores e torcedoras, e debate o papel desempenhado no campo da diversidade e da democracia nas arquibancadas.

Mediação: Irlan Simões

Convidados: Sergio Cunha, Julia Moreira e Alice do Monte


5/12 

MESA-REDONDA 3 

GOLEIRAS DA COPA DO MUNDO DE 1991 

19H 

Em 2021 celebramos os 30 anos da primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino e os 150 anos da criação da posição de goleiro. E conectado com estas datas especiais, o CINEFOOT convoca as goleiras da Seleção Brasileira de 1991, Miriam Soares e Meg Pioresan para este bate-papo.

Mediação: Leda Costa

Convidadas: Miriam Soares e Meg Pioresan


6/12 

MESA-REDONDA 4 

JOSÉ MEDEIROS, O POETA DA LUZ 

19H 

Em parceria com o IMS-Instituto Moreira Salles, os cartazes oficiais da edição número 12 do CINEFOOT apresentam duas imagens consagradas de José Medeiros. O festival presta homenagem especial in memoriam a este talentosíssimo fotógrafo piauiense, que completaria 100 anos de nascimento em 2021. O CINEFOOT convida Zenaide Medeiros, filha do “poeta da luz”, e Cesar Oliveira, editor da Livros de Futebol, que incansavelmente foi em busca do encontro com o personagem de uma das mais icônicas fotos de Medeiros: o menino na arquibancada do Maracanã.

Mediação: Antonio Leal

Convidados: Zenaide Medeiros e Cesar Oliveira


7/12 

MASTERCLASS

POR DENTRO DO ESQUEMA TÁTICO DO PASSE LIVRE: 90 MINUTOS COM OSWALDO CALDEIRA E AFONSINHO

18H 

O CINEFOOT-12 convida o cineasta Oswaldo Caldeira e o craque Afonsinho para um mergulho instigante no universo do documentário PASSE LIVRE, através de uma Masterclass com duração de uma partida de futebol, 90 minutos, e mediação de Celso Sabadin, jornalista e professor de Cinema.

Atividade online com participação mediante inscrição prévia. Mais informações aqui.


8/12 

MESA-REDONDA 5 

MAURICE CAPOVILLA, NOSSO PRIMEIRO CAPITÃO

19H 

Este encontro é uma homenagem a Maurice Capovilla, o primeiro cineasta homenageado da história do festival (2010), falecido em maio de 2021. Capovilla viveu genuinamente a magia do cinema e do futebol em toda a sua trajetória, sagrando-se, inclusive, campeão pelo time juvenil do Guarani de Campinas. Marília Alvim, companheira eterna do Capô, e Carlos Alberto Mattos dialogam sobre a trajetória de Capovilla e o documentário SUBTERRÂNEOS DO FUTEBOL, filme de encerramento do CINEFOOT 12.

Mediação: Carlos Alberto Mattos

Participante: Marília Alvim

Acompanhe no YouTube do CINEFOOT – youtube.com/cinefoot