Docs sobre a Democracia Corintiana e a Libertadores do Galo ganham o Troféu CINEfoot
Em noite de homenagens à Seleção Brasileira e seu centenário neste 2014, a última noite do 5. CINEfoot no Rio de Janeiro anunciou os seus vencedores. O Troféu de Melhor Longa-Metragem foi para o documentário Democracia em Preto e Branco, de Pedro Asbeg. Já o Troféu de Melhor Curta-Metragem ficou com Quando se Sonha Tão Grande a Realidade Aprende, de Lobo Mauro.
O filme de Asbeg tem como pano de fundo a lendária Democracia Corinthiana, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das “Diretas Já”, e mostra como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do país.
Já o filme de Mauro foca o momento decisivo na Libertadores de 2013, vencida pelo Atlético-MG, quando, nas quartas-de-finais um pênalti contra o time mineiro no último minuto quase colocou tudo a perde. Mas Victor demonstrou que poderia ser diferente.
Nas homenagens, o centenário da Seleção Brasileira foi lembrado, com homenagens ao Fluminense, local da estreia contra o clube inglês Exeter, em 1914, e Aldyr Schlee, o criador da hoje imortal camisa canarinho, retratado no doc Gaúchos Canarinhos, de Rene Goya Filho.
O 5. CINEfoot se despede do Rio de Janeiro e parte para São Paulo, onde nesta quinta, 29.05, começa o Festival de Cinema de Futebol. Nos vemos lá!
:: Veja as fotos das sessões de terça do 5. CINEfoot.
Mais fotos em nossa página no Flickr.
Recommended Posts
CINEFOOT 15 ABRE INSCRIÇÕES | REGISTRATION NOW OPEN
novembro 13, 2024
SELEÇÃO BRASILEIRA CINEFOOT CONVOCADA PARA ENTRAR EM CAMPO EM MILÃO
novembro 04, 2024